Oriundos de três Centros de Assistência Shimano distintos nos Países Baixos, Jelmer Bijvang, Berend Bervoets e Kevin Smit (equipa Holandesa) foram anunciados como os vencedores do primeiro Campeonato Europeu de Mecânica de Bicicletas.
Demonstrando a sua destreza técnica, comunicação clara e trabalho de equipa, a sua capacidade de identificar e resolver rapidamente problemas mecânicos complexos impressionou os juízes ao longo do Campeonato no fim de semana passado.
O pódio foi um quem é quem no que toca à qualidade de serviço técnico
- Primeiro lugar: Holanda (Jelmer Bijvang, Berend Bervoets e Kevin Smit)
- Segundo lugar: Itália (Tommaso Pastorino, Federico Sardu e Davide Bardelloni)
- Terceiro lugar: Alemanha (Patrick Rittmann, Klaus Molitor e Erik Stratmann)
A Shimano teve o prazer de receber os mecânicos e os diretores de equipa, que viajaram de toda a Europa (e do Brasil), para participarem no Campeonato Europeu de Mecânicos Shimano Service Center 2024, que teve lugar de 5 a 7 de outubro de 2024 em Mechelen, Bélgica (BE). Um evento emocionante que pretendeu chamar a atenção para os heróis que fazem serviço técnico nas nossas bicicletas e celebrar as suas impressionantes competências, que desempenham um papel vital para manter os ciclistas de toda a Europa (e do mundo) em movimento.
Com um número cada vez maior de bicicletas no mercado e a crescente procura de manutenção profissional, a necessidade de mecânicos bem formados e qualificados nunca foi tão grande. A Shimano está seriamente empenhada em melhorar a qualidade do serviço de assistência técnico a bicicletas ao destacar a experiência dos mecânicos de toda a Europa nesta emocionante competição.
A rápida equipa italiana e a equipa dos Países Baixos enfrentaram-se numa última emocionante tarefa que pôs à prova a sua qualidade técnica.
Após a decisão do júri, Kevin Smit, do Wielercentrum Bruggemann em Ede, NL, e Jelmer Bijvang, que trabalha em Zwolle na Scholten Fietsgoed, ficaram radiantes depois de saberem que tinham ganho:
“Numa palavra? Incrível! Ganhámos mesmo”, disse Kevin.
“Conseguimos! E foi para isso que viemos aqui e conseguimos”, acrescentou Jelmer.
O Treinador da equipa holandesa e gestor do conceito Shimano Service Center na Shimano Benelux, Kenny van Hummel, tinha um pouco mais a dizer sobre o desempenho da sua equipa:
“Fiquei verdadeiramente impressionado com os nossos rapazes este fim de semana. O que mais me chamou a atenção foi a sua capacidade de equilibrar velocidade e precisão. Avançaram eficazmente nas tarefas, mas nunca à custa da exatidão, concentrando-se em cada passo e detalhe dos desafios que tinham pela frente.
“Os últimos dias têm sido emocionantes e estou orgulhoso do desempenho da nossa equipa. Berend [Bervoets] estava tão confiante e já o tinha afirmado: 'Vamos ganhar isto', por isso não queríamos nada menos do que isso. Agora, os rapazes levam para casa a experiência de competir ao mais alto nível, onde continuarão a fornecer um nível de serviço de alta qualidade nas lojas Shimano Service Center onde trabalham.”
Campeonato Europeu de mecânicos SSC - bastidores
Os mecânicos, que se deslocaram de 14 países para participar no Campeonato competiram numa série de desafios técnicos destinados a avaliar as suas competências e conhecimentos em áreas específicas na assistência e manutenção de bicicletas.
Os concorrentes enfrentaram sete desafios, com múltiplas subtarefas. As tarefas cobriram uma vasta gama de competências na manutenção de bicicletas:
- Configuração da transmissão: Instalação de um pedaleiro SHIMANO CUES, escolha e instalação de uma cassete compatível com a transmissão CUES; afinação das mudanças utilizando o E-TUBE PROJECT Cyclist para personalizar os botões das manetes /mudança SHIMANO ULTEGRA Di2.
- Manutenção da roda: Manutenção de um cubo, substituição de cepos de roda livre e sangramento de travões.
- Sistemas Shimano E-Bike: Instalação de uma unidade motriz SHIMANO EP5, montagem dos cranques e rodas pedaleiras com utilização do E-TUBE PROJECT Professional para diagnosticar e corrigir erros no sistema.
- Manutenção de cubos de velocidades interna: Desmontagem, limpeza e remontagem da unidade interna do cubo de conforto SHIMANO NEXUS.
Aumentar a consciencialização
Através da sua extensa rede de mais de 2.000 lojas Shimano Service Centers em todo o mundo, a Shimano é um parceiro essencial na indústria do ciclismo - fornecendo formação, serviços de alta qualidade e aconselhamento aos seus clientes.
Os mecânicos do futuro
Esta 1ª edição do Campeonato Europeu pretende evidenciar que tornar-se um mecânico profissional de bicicletas é uma carreira para o futuro. O aumento de utilização da bicicleta pode desempenhar um papel fundamental no combate às alterações climatéricas ao reduzir a poluição atmosférica e o congestionamento nas cidades. Em todo o mundo, as cidades conscientes continuam a fazer mudanças internas para facilitar o ciclismo. A procura de mecânicos qualificados só irá crescer neste contexto, e a Shimano pretende estar na vanguarda do fornecimento de educação e formação necessárias para satisfazer esta necessidade.
Resultados
Os resultados gerais, incluindo mais fotos e vídeos impressionantes vão ser publicados online até final deste mês de outubro na página oficial da rede de lojas Shimano Service Center.