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Novo Dura-Ace R9200 | Um estudo da Ciência da Velocidade

31.Agosto - 2021

Desenvolvido para aqueles que não se atrevem a comprometer o seu desempenho, o novo topo de gama para a estrada da Shimano (R9200) dá o salto para as 12 velocidades.

Este novo grupo de componentes para estrada funciona unicamente através do já conhecido sistema eletrónico DI2, com travagem de disco ou tipo ferradura, manípulos de mudança wireless, um desviador traseiro mais rápido, roda pedaleira maior (54-40D) e uma cassete 11-34D.

Esta nova série incluiu um novo potenciómetro, tecnologia de travagem Servo Wave e uma nova gama de rodas tubeless e tubulares.

 

 

A Shimano desenvolveu a sua gama de componentes de estrada mais rápida e precisa, expandindo o seu legado de inovação. Cada detalhe, cada decisão e cada componente do novo Dura-Ace R9200 foi desenhado para oferecer rapidez, fiabilidade e uma experiência de ciclismo mais intuitiva.

Desenvolvida com o conceito e estudo da “Ciência da Velocidade”, a gama R9200 contém uma ultra eficiente transmissão de 12 velocidades, uns manípulos wireless com uma ergonomia redesenhada, novas rodas aerodinâmicas tubeless e tubulares, um sistema de travagem melhorado e um sistema Di2 para aqueles que não querem comprometer o seu desempenho.

A busca pela perfeição não é fácil. Para tal, é necessário pesquisa, investigação e análise dos produtos com os melhores atletas, tanto em laboratório como no mundo real, de forma a explorar toda a Ciência da Velocidade. O resultado pode ser dividido em capítulos:

 

Plataforma de Mudanças + Interface de Controlo + Sistema de Travagem + Sistema de Transmissão + Sistema de Rodas

 

Vejamos cada um deles:

 

 

Plataforma de Mudanças: A comutação mais rápida de sempre, fiável e com um design integrado

 

A Shimano fez uma revisão na sua plataforma Di2 para melhorar a rapidez na comutação de mudanças, tornando a conexão com a mudança de trás via wireless e mantendo a sua fiabilidade.

A nova plataforma Di2 da Shimano oferece um novo design dos motores dos desviadores, o que diminui a velocidade de processamento, ou seja, o tempo de deslocação entre os mecanismos do motor é menor, levando à comutação de mudanças mais rápida de sempre. O resultado de tudo isto são frações de segundo que se ganham, mas que revelam 58% de descida de tempo na operação da mudança traseira e 45% na mudança da frente.

A fiabilidade é fornecida por uma ligação com fios onde faz sentido. Os novos cabos SD-300 de diâmetro mais pequeno conectam a bateria DI2 (BT-DN300) ao desviador da frente (FD-R9250) e ao desviador traseiro (RD-R9250). Esta bateria interna única cria uma solução de carregamento simples e garante uma ligação estável e rápida. Esta fiabilidade é ainda garantida por um circuito de “chips” de alta segurança e de desempenho rápido, o que diminui significativamente a possibilidade de interferência por parte de equipamentos externos.

 

 

Os testes realizados mostram que a bateria BT-DN300 – a que fornece energia aos desviadores (frente e trás), dura cerca de 1000 km entre carregamentos. As manetes de mudança/travão são alimentados por uma pilha (CR1632) que duram aproximadamente 1.5-2 anos. Para aumentar a capacidade de bateria, existe a opção de uma versão com cabos, oferecendo 50% de aumento e também muitos benefícios para os ciclistas que usem este novo Dura-Ace numa e-bike.

 

 

A nova mudança de trás Dura-Ace já não é apenas uma mudança traseira. É também agora um ponto de carregamento para a bateria (substituindo assim o carregador SM-BCR2 da Shimano), um transmissor que fornece ligação com as manetes de mudança/travão, uma conexão ANT+ para um terceiro equipamento (substituindo a unidade wireless EW-WU111) e também substitui a junção A (SM-RS910). Disto resulta uma mudança de trás (RD-R9250) com um design integrado com uma porta de carregamento, um botão DI2 e luzes LED, notificando os modos ativos.

 

 

Interface de Controlo: Ergonomia fantástica, simples e personalizável

 

Recentemente os ciclistas profissionais começaram a alterar a sua posição de pedalada, assim como as suas preferências. A Shimano trabalhou em conjunto com muitos ciclistas de topo para estudar essas mudanças. De tudo isso, a ergonomia foi melhorada sem precedentes de forma a ir ao encontro das exigências a subir e a sprintar em cima da bicicleta.

   

 

As novas manetes wireless 2x12v (ST-R9270) vêm agora com uma parte superior ligeiramente mais elevada, curvada para dentro e com maior área entre a manete e a haste de guiador de forma a trazer maior controlo e conforto. Isto possibilita aos ciclistas uma melhor aderência das mãos às manetes tanto para travar como para mudar de andamentos. Uma outra mudança nestas novas manetes são os botões DI2 que são agora mais salientes de forma a distinguir ambos de forma mais rápida, facilitando a sua ação com luvas ou dedos molhados.   

As manetes de mudança/travão operam sobre uma ligação via wireless, permitindo um simples processo de montagem sem cabos na haste de guiador ou no quadro da bicicleta. Tudo isto permite que tenhas um guiador mais “limpo”.

As entradas de cabos poderão ser usadas para a instalação de manípulos de mudança remotos de sprint (SW-R801-S) ou de subida (SW-R801-T).

O controlo de interface oferece, obviamente, a possibilidade de personalização graças a uma versão atualizada da aplicação E-Tube (compatível agora com a série R9200 do Dura-Ace). Assim como as versões anteriores, o E-Tube Project 4.0.0 permite ajustar preferências como a comutação sincronizada ou semi-sincronizada, tempo de comutação e também ajustar a ação do comportamento dos botões DI2.

 

 

 

Sistema de Transmissão: Componentes otimizados, rápida comutação e potenciómetro integrado

 

Os ciclistas mais competitivos estão sempre a pensar em formas de deslocação mais rápidas e eficientes, daí que a Shimano tenha otimizado os seus andamentos, manetes e potenciómetro para melhorar a performance destes ciclistas.

A nova cassete de 12v Dura-Ace tem presente a tecnologia Hyperglide+ e oferece uma passagem de andamentos rápida e suave, mesmo sob carga pesada, estando numa situação de subida ou descida.

Como resultado, deixa de ser necessário abrandar na aceleração para trocar de andamentos.

No total existem duas opções de cassetes Dura-Ace Hyperglide+: 11-30D e 11-34D para subidas íngremes. São compatíveis com o Dura-Ace anterior (R9100), permitindo usar rodas dessa mesma série.

Assim como uma cassete maior, é oferecida também uma opção de rodas pedaleiras 54-40D, ajudando os ciclistas a alcançar maiores velocidades.

 

 

Além das alterações referidas nos desviadores, ainda há mais novidades para revelar, sobretudo no desviador da frente (FD-R9250). Este desviador sofreu no seu tamanho - sendo 33% mais pequeno na área frontal, ficou mais leve (96g) e permite maiores rodas pedaleiras (50-55D).

 

 

O sistema de transmissão não ficaria completo sem abordar o pedaleiro. Existem duas versões disponíveis: FC-R9200-P com o medidor de potência e a versão convencional FC-R9200, com várias opções de tamanhos.
Ambas as versões contêm a tecnologia Hollowtech II e poderão sem combinadas com rodas pedaleiras de 50-34D, 52-36D ou a nova 54-40D, e crenques de 160 ou 177.5mm, com um fator Q de 148mm.
A versão do pedaleiro com potenciómetro usa Bluetooth e Ant+ para transmitir as informações de pedalada. Dura até 300 horas entre carregamentos e vem com uma precisão melhorada de 1,5% face ao anterior.

A corrente será a mesma usada no XTR 9100 de 12v, simplificando o inventário das lojas e dos ciclistas.

 

 

Sistema de Travagem: Maior controlo e menos ruído com uma manutenção mais fácil

 

A velocidade é indiferente se não a conseguires controlar. As corridas podem ser decididas nas curvas, portanto o melhoramento da travagem pode fazer a diferença entre perder e ganhar.

 

 

Os novos travões Dura-Ace oferecem um controlo mais otimizado. Com a adição da tecnologia Servo Wave às manetes, igualmente presente nos sistemas de travão de BTT e Gravel, os ciclistas ficam com um curso da manete mais curto para uma travagem mais imediata em situações mais técnicas.

O ruído também foi reduzido uma vez que se alargou a distância entre as duas pastilhas e o rotor de travão. O resultado revelou-se positivo por ser um sistema mais silencioso e mais resistente, pois o calor gerado é menor que na gama anterior.  

 

 

Além disto, a manutenção dos travões também foi melhorada. Agora é possível sangrar o travão sem remover a pinça (BR-R9270) do quadro da bicicleta, uma vez que existe em separado uma porta de sangramento e um parafuso de válvula. Um novo funil e um novo espaçador de sangramento também ajudará a melhorar o processo.

 

 

 

Sistema de Rodas: Maior aerodinâmica e rigidez com menos peso

 

O último pilar da "Ciência da Velocidade" são as rodas, a ligação entre a potência do ciclista e a velocidade que se pode atingir. A Shimano redesenhou a sua linha de rodas com o equilíbrio de três fatores: redução do arrasto sem sacrificar o controlo, rigidez de força graças ao cubo Direct Engagement e um uma construção mais leve. Estes princípios constituem opções completas de rodas em carbono (tubeless e tubulares) para exceder os padrões atuais.

 

 

Três perfis de altura de aro oferecem diferentes opções para os ciclistas.

 

  • A roda C36 (WH-R9270-C36-TL) é focada nas subidas e é a mais leve de toda esta gama.
  • A roda C50 (WH-R9270-C50-TL) é uma roda completa com um grande equilíbrio de resistência e rigidez de condução, tendo um controlo soberbo.
  • A roda C60 (WH-R9270-C60-HR-TL) é a roda mais aerodinâmica com elevada rigidez para sprints. 

 

A redução do arrasto foi um dos grandes objetivos e a nova C50 excede essa parte em particular. Em situações de corrida traz uma redução de arrasto de 5,1W em relação à roda tubeless da série R9100 (C40-TL) e uma redução de 1W face à roda tubular R9100 (C60-TL), ao mesmo tempo que oferece outros benefícios de peso e capacidade de controlo.

A rigidez da condução também foi amplificada para aumentar a sensação de um pedalar direto em contexto de aceleração. Isto foi conseguido com um cubo Direct Engagement, usando duas faces interligadas e resulta num aumento de 63% entre a nova C50-TL e a anterior C40-TL, além da redução de 45g no peso do cepo.

Todas as gramas contam quando se trata de “massa” rotativa. Um par de rodas WH-R9270-C50-TL sofreu a perda de 161g se compararmos com as anteriores WH-R9170-C40-TL.

 

 

Dura-Ace R9200: Feito para os que não querem comprometer em nada o seu desempenho

 

O estudo da “Ciência da Velocidade” levou à evolução das bicicletas como nunca antes se viu. As manetes, pinças, rodas, desviadores, correntes e restantes componentes do Dura-Ace são prova de que não faltou nada à Shimano para criar um novo capítulo de excelência no ciclismo. Duvidas? Então testa-o e põe-no à prova!

O novo Dura-Ace estará disponível nas lojas a partir de 2021.

Mais informações aqui

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