SC Vouga - Voltar Notícias

Novo Shimano Ultegra R8100 | Herança do DNA tecnológico do novo Dura-Ace

31.Agosto - 2021

A série ULTEGRA R8100 passa para 12 velocidades com manípulos Di2 wireless e mudanças mais rápidas.

Pela primeira vez o Ultegra inclui medidor de potência como opção e rodas totalmente em carbono para travão de disco.

Enquanto o novo Dura-Ace é concebido para aqueles que procuram todas as vantagens competitivas possíveis, o novo Ultegra é a aplicação no mundo real dessas tecnologias. A série R8100 partilha o mesmo ADN que a série R9200, oferecendo um desempenho incrível em todas as funções, combinando a "Ciência da velocidade" para ajudar os ciclistas a alcançar um desempenho superior nunca antes alcançado.

 

 

O desenvolvimento do Ultegra é semelhante ao Dura-Ace e podem ser dividido em 5 áreas diferentes: Plataforma de Mudanças + Interface de Controlo + Sistema de Travagem + Sistema de Transmissão + Sistema de Roda. Vejamos:

 

 

Plataforma de Mudanças Ultegra

 

O Ultegra R8100 partilha a mesma plataforma revista Di2 que o Dura-Ace R9200 para melhorar a velocidade de comutação, enquanto faz a conexão wireless entre o manípulo-mudança, garantindo fiabilidade absoluta.Uma vez partilhando a mesma plataforma, os ciclistas beneficiam de:

 

  • Uma nova plataforma Di2 que melhora o design do motor incluido nas mudanças traseiras, diminui a velocidade de processamento (ou seja, o tempo de deslocação entre o motor e os mecanismos da mudança) e o desempenho da transmissão para permitir passagens ainda mais rápidas. Isto resulta numa diminuição de 58% no tempo de funcionamento da mudança trás Ultegra e uma diminuição de 45% no tempo de funcionamento da mudança frente Ultegra em relação à anterior mudança traseira Dura-Ace RD-R9150.

 

  • Fiabilidade absoluta a partir de uma ligação por cabo onde faz mais sentido. Novos fios SD-300 de menor diâmetro ligam a bateria Di2 (BT-DN300) às mudanças frente (FD-R8150) e traseiras (RD-R8150). Uma bateria interna permite uma solução de carregamento simples e assegura uma ligação estável às mudanças, contribuindo para a comutação mais rápida de sempre da Shimano. Os testes mostram que a bateria BT-DN300 dura 1000 km entre cargas. Os botões do manipulo STI são alimentados por baterias CR1632 ao estilo de moedas que duram aproximadamente 1,5-2 anos de utilização.

 

  • Um circuito de chip privado de alta segurança de processamento rápido e baixo consumo de energia, o qual diminui significativamente a possibilidade de interferência de dispositivos externos.

 

  • A nova mudança traseira Ultegra é agora o ponto onde o sistema é carregado (substituindo o carregador SM-BCR2 da Shimano) e fornece a ligação sem fios aos manipulos STI e a outros dispositivos de terceiros (substituindo a unidade sem fios EW-WU111). Além disso, a sua concepção integrada fornece o ponto de controlo para o controlo das  operações Di2 e modos de comutação sincronizada, substituindo o anterior botão ou a Junção-A (SM-RS910).

 

 

É na construção que as mudanças Ultegra diferem das mudanças Dura-Ace

A mudança frente e traseira DURA-ACE R9200 pesam 96gr e 215gr respectivamente, versus as ULTEGRA R8100 que pesam 116gr e 262gr, resultando uma diferença combinada de 67gr.

 

 

Interface de controlo Ultegra

 

Seja para subidas, sprints ou contra-relógio, a Shimano equilibrou o conforto, design e ganhos aerodinâmicos no Ultegra com uma ergonomia excepcional.

 

 

As novas manetes wireless para travão de disco ULTEGRA 2x12 (ST-R8170) vêm agora com uma porção elevada no repousa-mãos, uma ligeira curva para dentro e uma área aumentada entre o manípulo e a haste para trazer maior conforto e controlo. Isto proporciona aos ciclistas uma melhor aderência do dedo indicador e do polegar nos repousa-mãos e uma melhor aderência de 3 dedos atrás da manete de travão, ao mesmo tempo que garante um acesso fácil à manete de mudanças nas descidas. O desvio entre os botões Di2 na alavanca também foi melhorado, permitindo uma melhor diferenciação entre os botões de mudança altas e para baixas, especialmente com luvas ou dedos molhados.

 

 

As manetes Ultegra ST-R8170 funcionam com uma ligação sem fios, alimentadas por baterias CR1632 (tipo moeda). Esta ligação sem fios permite uma instalação simples sem portas de ligação de cabos no quadro ou na haste. Juntamente com o encaminhamento interno dos cabos permite-nos obter um cockpit mais limpo.

As ST-R8170 são compatíveis com os novos e minimizados botões de manipulo remotos. O manipulo de sprint  (SW-R801-S) ou o manipulo para subidas (SW-R801-T) podem ser instalados com uma braçadeira ou podem integralmente instalar-se na haste com uma porta específica, como por exemplo utilizando a nova haste PRO Vibe Evo. Estas novas opções mais compactas do manipulo podem fixar-se à haste de guiador através de um cabo de 100 mm (SW-RS801-S) ou ao extensor através de um cabo Di2 de 260 mm (SW-RS801-T).

A interface de controlo oferece algumas opções úteis de personalização graças ao aplicativo E-TUBE actualizado que é agora compatível com a série Ultegra R8100. Tal como as versões anteriores, a versão 4.0.0 do  E-TUBE permite configurações tais como a comutação sincronizada ou Semi-Sincronizada, Multi-Shifting, velocidade de passagem. Também podem ser configuradas ligações com componentes de terceiros para mostrar informação Di2.

 

 

Novamente, as pequenas diferenças na construção são responsáveis nas 32gr de diferença que temos no peso das manetes. Dura-Ace ST-R9270 (350 g) e as Ultegra ST-R8170(391 g).

 

 

Sistema de transmissão Ultegra

 

O Ultegra tem duas novas cassetes Hyperglide+ de 12 velocidades nas opções de 11-30D e 11-34D. A cassete de 11-30, em particular, foi optimizada com uma revisão na passagem 'sweet spot' entre o 6º, 7º e 8º carretos de forma manter passagens de corrente suaves e consistentes - uma marca de qualidade da Shimano.

 

Combinando isto com comutações rápidas, sem saltos graças aos perfis em rampa nas cassetes, temos uma comutação muito mais suave, mesmo em carga, seja na passagem para mudanças altas ou mudanças baixas.

O resultado é que já não há necessidade de reduzir a aceleração ou de ajustar a força aplicada no crenque durante a passagem da mudança. Os ciclistas podem agora fazer passagens mais drásticas ainda mais depressa, com uma cadência mais suave e melhor transição de velocidade graças às cassetes Ultegra com tecnologia Hyperglide+.

As cassetes Ultegra vêm com um novo padrão de encaixe estriado, Contudo, são compatíveis com os cepos de 11v Shimano, o que significa que os novos componentes Ultegra R8100 podem ser utilizados nas rodas Shimano de 11v.

Pela primeira vez, o Ultegra vem com a opção de um medidor de potência. O FC-R8100-P oferece até 300+ horas de tempo de viagem graças a uma bateria de lítio integrada, à prova de água e recarregável. Os dados são fornecidos pelos medidores de tensão patenteados da Shimano em ambos os crenques. Os medidores de potência do Ultegra usam tecnologia Bluetooth e ANT+ para transmitir os dados.

Sejam pedaleiros com medidores de potência ou pedaleiros sem medidores, estes chegam ao mercado com as combinações 50-34D ou 52-36D e comprimentos de crenque de 170, 172,5 e 175 mm. O conjunto pedaleiro com medidor de potência ULTEGRA pesa 769g, sendo apenas 21 g mais pesado do que o DURA-ACE com 748g.

O grupo Ultegra R8100 estará no mercado com a mesma corrente de 12v utilizada na série XT M8100 da Shimano.

 

 

Sistema de travagem Ultegra

 

Os novos travões Ultegra da Shimano oferecem um controlo ainda mais aperfeiçoado nas curvas mais apertadas, mais rápidas e mais agressivas que o ciclista encontra em estrada. Com a adição da tecnologia Servo Wave às manetes de travão, extraída dos sistemas de travagem de montanha e gravel da Shimano, os ciclistas têm um curso da manete mais curto sendo capazes de obter um contacto mais rápido entre as pastilhas de travão e os rotores, permitindo uma melhor modulação dos travões e garantir maior confiança em situações mais técnicas.

 

 

Em adição a isso,  a redução do ruído de travagem foi melhorada através de uma folga 10% maior das pastilhas e do rotor e de uma alteração para os rotores RT-MT800 da Shimano. O resultado é um sistema mais silencioso, conseguido através de menor deformação térmica do rotor e menos interferência temporária entre a pastilha e o rotor.

Além disso, a manutenção dos travões foi também melhorada. Agora é possível sangrar o travão sem remover a pinça (BR-R8170) do quadro, graças a uma entrada para sangramento separada com parafuso de válvula. A introdução de um novo funil para sangrar também vem ajudar a melhorar o processo de sangramento.

As novas pinças de travão Ultegra pesam 282  (par) contra o peso das Dura-Ace de 229g.

 

 

Sistema de Rodas Ultegra

 

O último pilar no desenvolvimento do Ultegra é o derradeiro ponto entre o que o ciclista fornece e a velocidade produzida. Pela primeira vez, Shimano introduziu uma linha completa de rodas de travão de disco totalmente em carbono ao nível da gama Ultegra.

Tal como as novas rodas Dura-Ace, o desempenho vem do equilíbrio de três factores - redução do atrito sem sacrificar o controlo, rigidez, e construção leve - características que se estendem para as 3 opções totalmente em carbono.

 

 

Três aros de diferentes perfis oferecem diferentes benefícios de desempenho aos ciclistas:

 

  • A roda C36 (WH-R8170-C36-TL focada para subidas e é a mais leve oferta em rodas com um peso alvo de 1488 g Par (para comparação, DURA-ACE WH-R9270-C36-TL peso: 1350 g).

 

  • A C50 (WH-R8170-C50-TL) é uma roda versátil com um grande equilíbrio no atrito, rigidez lateral e de condução, peso total e controlo. A ULTEGRA C50 vem com um peso alvo de 1570 g por par (DURA-ACE WH-R9270-C50-TL peso: 1461 g).

 

  • A C60 (WH-R8170-C60-TL) é a roda mais aerodinâmica indicada para sprints e  alta velocidade, focada no atrito, rigidez lateral e rigidez de condução. A ULTEGRA C60 vem com um peso de 1649 g por par (DURA-ACE WH-R9270-C60-TL peso: 1609 g).

 

A rigidez de condução foi amplificada de forma a aumentar a sensação de pedalada directa ao acelerar, garantido a esta nova roda Ultegra C36 um aumento de 9% de rigidez em relação à roda actual Dura-Ace C40-TL.

 

 

ULTEGRA R8100

 

O estudo da Shimano sobre a "Ciência da Velocidade" levou o desenvolvimento da bicicleta de estrada a um patamar completamente novo. Manipulos, pinças de travão, rodas, mudanças, cassetes e crenques redesenhados sem esquecer os novos cabos Di2 EW-SD300 e baterias fornecem muitas evidências de que a Shimano não deixa nada ao acaso na busca do próximo nível de velocidade, equilibrando com as aplicações ao mundo real.

A tabela com a gama completa mostra os novos produtos e a compatibilidade recomendada com produtos existentes.

Os ciclistas que se equipem com Ultegra podem beneficiar imediatamente da filosofia de design Dura-Ace e muitos dos mesmos designs de produtos - incluindo os manipulos wireless Ultegra, um medidor de potência Ultegra e rodas de carbono Ultegra - para elevar o desempenho a um novo nível.

 

Os componentes Ultegra R8100 estarão disponíveis nas lojas a partir de 2021

Mais informações aqui

shimano ultegra r8100

motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim